domingo, setembro 02, 2007

Manifesto Pró-Universidade Federal do Vale do Rio Doce é lançado em Valadares



O Manifesto Pró-Universidade Federal Vale do Rio Doce foi lançado na terça, 28/8, em Governador Valadares, durante o Fórum Técnico do ICMS Solidário. A deputada Elisa Costa, líder do Partidos dos Trabalhadores na Assembléia Legislativa, lançou o manifesto, salientando a importância do ensino superior público para o desenvolvimento da região e destacando que o Vale do Rio Doce é a única região de Minas Gerais ainda não contemplada com um ensino desta natureza. A iniciativa recebeu o apoio do deputado federal Leonardo Monteiro(PT), de lideranças políticas, comunitárias e empresariais da cidade e região, que aderiram ao movimento pelo ensino público superior no Vale do Rio Doce.
“Essa é uma bandeira de todo o Rio Doce. Não teremos desenvolvimento sem educação de qualidade, sem uma educação para a vida. Venho deixar aqui um manifesto em defesa da Universidade Federal em nossa região, pedindo que todos vocês agarrarem essa bandeira junto a nós”, afirmou Elisa Costa ao pedir a adesão dos prefeitos presentes ao Fórum, reforçando a abrangência da universidade na região.
Elisa falou ainda sobre a interiorização do ensino superior no Brasil promovida pelo Governo Lula como forma de democratizar o acesso às universidades e cursos técnicos. Ela lembrou a conquista de uma unidade do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) em Governador Valadares, que considera motivo de orgulho para toda região e, acima de tudo, um incentivo a mais para lutar pela Universidade Federal. “Este é o momento para lutar por um ensino superior gratuito na região do Vale do Rio Doce, através dos programas de interiorização das universidades públicas pelo governo Lula. Assim como o CEFET, tão fundamental para o desenvolvimento do ensino técnico profissionalizante, a Universidade Federal trará maior capacitação e conhecimento humanístico para a região”, frisou.
Diversas ações já foram feitas no sentido de criar um campus universitário federal na região. Entre elas estão debates, visitas e audiências com autoridades em Minas e em Brasília, com intuito de sensibilizar e conseguir que a região seja contemplada com o ensino superior público. Elisa Costa esteve em audiência com o vice-presidente da República, José Alencar, em Brasília, em julho e no início de agosto, participou da reunião do Fórum dos Dirigentes das Instituições Públicas de Ensino Superior – IPES-MG, em Ouro Preto. A deputada entregou documento com exposição de motivos para a criação do campus universitário na cidade ao Vice-Presidente da República e a cada um dos 11 reitores presentes à reunião. Em mais uma ação, no dia 21/8, Elisa e o deputado federal Leonardo Monteiro reuniram-se com o reitor da UFMG, Ronaldo Tadeu Pena.
O manifesto está sendo encaminhado à Univale, às prefeituras de Valadares e região, aos parlamentares das bancadas federal e estadual do Rio Doce e às empresas que tenham compromisso com a educação na região. “Nossa meta é unir todas as forças políticas, empresariais e sociais de Valadares e região para fortalecer a proposta e conquistar esse nosso sonho de ter o ensino superior público”, afirmou Elisa Costa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Vou aguardar pela chegada da Universidade Federal. Faço vestibular em 2008, e espero que isso verdade.